sexta-feira, 14 de maio de 2010

Como a Helena

Quanta falsidade nesse mundo
Quanta clareza num minuto
E a verdade que em um segundo
Nos remonta a um instante desnudo
Em que temos a certeza de algo mais profundo

Não posso mais, não consigo
o bloqueio me impede e me castiga
Nada mais sai da minha mente
Como o impuro pensamento na viga

Apenas duas coisas escrever me trazia
Paz interior e a leveza da alma
Agora mais nada disso eu conseguiria
Pois a alma escritora me foi coberta com um talma

Não posso mais refletir sobre tal a este ponto
Nada mais minha alma revigora
Tudo acabou, como num conto
Nada mais me sobra no agora

Por Zeus, Poseidon e Hades¹
Peço que desse pobre espírito tenham pena
E do mal que me aflige trates
E tragam-me luz como a Helena²


¹Zeus, Poseidon e Hades são conhecido como os três grandes deuses, irmãos que destronaram o pai, Cronos - o titã do tempo e senhor do céu - , que devorava os filhos por medo de tal ato, mas Zeus conseguiu salvar-se com ajuda da mãe, Réia.
Hades é o deus do submundo, também conhecido como Mundo dos mortos, o local no subterrâneo para onde vão as almas das pessoas mortas (sejam elas boas ou más), guiadas por Hermes, o emissário dos deuses, para lá tornarem-se sombras. É um local de tristeza.
²Helena -  Significado: Tocha, luz. A Helena da mitologia grega se casou com Menelau, que se tornou rei de Esparta, ela porém conheceu Páris e por ele se apaixonou e fugiu, originando uma guerra onde vários morreram, incluindo Aquiles. Dessa guerra surgiram as expressões "cavalo de tróia" e "calcanhar de Aquiles". Páris fora morto na guerra também, e Helena fugira para a casa da rainha Polixo de Rodes, que fingiu ser sua amiga mas queria vingança pela morte do marido Tlepólemo. A rainha então mandou suas servas matarem Helena enquanto tomava banho. Helena por fim foi parar na Ilha de Pélagos, onde reencontrou seu amor Páris e juntos viveram pela enterindade, protegidos pela deusa Afrodite e pelo deus Apolo.

Sim, estou me interessando por mitologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário